Lima, Província de Lima, Peru — 11 de outubro de 2025 — Agencia EFE – O Congresso do Peru aprovou a destituição da presidente Dina Boluarte por “incapacidade moral”, encerrando de forma abrupta seu mandato de dois anos e dez meses. A decisão foi tomada no dia (10), em meio a acusações de corrupção, enriquecimento ilícito e falhas na condução da segurança pública. Com o afastamento, o presidente do Congresso, José Jerí, assumiu interinamente o cargo de chefe de Estado.
Jerí, de 38 anos, ocupará a presidência até as próximas eleições gerais, previstas para abril de 2026, conforme determina a Constituição peruana em casos de vacância sem vice-presidente. Boluarte havia assumido o cargo após a destituição de Pedro Castillo, em 2022, e tornou-se a primeira mulher a liderar o país.
A ex-presidente não compareceu ao plenário para apresentar sua defesa, o que levou o Congresso a seguir com o processo de destituição. Entre os principais argumentos para o afastamento estão a escalada da violência, o avanço do crime organizado e os escândalos envolvendo bens de luxo não declarados, como o caso conhecido como “Rolexgate”.
Boluarte é a quarta autoridade máxima do país a ser destituída pelo Legislativo neste século, seguindo os casos de Alberto Fujimori, Martín Vizcarra e Pedro Castillo. A crise política se intensificou com protestos em regiões como Puno e Juliaca, onde confrontos com forças de segurança resultaram em dezenas de mortes. O Ministério Público propôs investigar Boluarte e membros de seu governo por genocídio.
A posse de José Jerí marca o início de um período de transição política no Peru, com expectativa de reformas institucionais e maior controle sobre práticas de corrupção. A comunidade internacional acompanha os desdobramentos com atenção, enquanto o novo governo busca reconstruir a governabilidade e pacificar o país.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am