Washington, EUA, 12 de agosto de 2025, Reuters — O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou que um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia provavelmente não satisfará nenhum dos dois lados.
Em entrevista à Fox News exibida no domingo (11), Vance comentou sobre a reunião marcada entre o presidente americano Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin, prevista para sexta-feira no Alasca.
“A administração Trump vai tentar encontrar um acordo negociado que tanto ucranianos quanto russos possam aceitar, para que possam viver em relativa paz, onde o conflito cesse”, disse Vance. Ele acrescentou que “provavelmente, no final das contas, ambos os lados ficarão insatisfeitos”.
Vance também mencionou que Washington está trabalhando para agendar negociações tripartites envolvendo Trump, Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Indagado se gostaria que Putin se reunisse com Zelenskyy antes do encontro com Trump, Vance afirmou que não acredita que isso seria muito produtivo, indicando que a cúpula entre Trump e Putin ocorrerá antes de quaisquer outras negociações.
Enquanto isso, Zelenskyy e líderes europeus manifestam preocupação de que os presidentes dos EUA e da Rússia possam discutir questões territoriais sem a participação da Ucrânia.
- Terrorista disfarçado de jornalista é eliminado em ataque israelense em Gaza - 12 de agosto de 2025 4:32 am
- Lançamento de lanternas lembra vítimas do desastre aéreo da JAL de 1985 - 12 de agosto de 2025 2:19 am
- China realiza ensaio para desfile militar dos 80 anos do fim da guerra - 12 de agosto de 2025 1:53 am