Tokyo, Japão, 21 de agosto de 2025, NHK – O presidente de Angola e atual presidente da União Africana, João Lourenço, defendeu nesta quarta-feira (20) a necessidade de crescimento econômico baseado na cooperação mútua, durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD).
O evento, realizado na capital japonesa, contou também com a participação do primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, que co-presidiu a cerimônia de abertura ao lado de Lourenço.
O líder africano destacou que o continente enfrenta desafios diversos que retardam o desenvolvimento, entre eles saúde, educação, segurança alimentar, energia e infraestrutura. Segundo ele, a retomada do crescimento é essencial para garantir as necessidades básicas das populações africanas.
“Estamos vivendo em interdependência. A chance de sucesso diante dos desafios da humanidade aumenta com o multilateralismo baseado no espírito de ajuda mútua”, afirmou Lourenço.
A conferência reforçou a importância do diálogo entre África e Japão, buscando soluções conjuntas para promover estabilidade, inovação e desenvolvimento sustentável em meio às incertezas crescentes do cenário internacional.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am