22 C
Kóka
segunda-feira, 18 agosto, 2025 6:30: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump defende acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, não mais um cessar fogo

Presidente dos EUA sugere negociação direta para encerrar a guerra, enquanto líderes europeus apoiam novo diálogo trilateral

Anchorage, Alasca, Estados Unidos, 18 de agosto de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou após reunião com o presidente russo Vladimir Putin que a melhor saída para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia não seria um cessar-fogo, mas sim um acordo de paz direto.

O encontro aconteceu no estado americano do Alasca na sexta-feira (15), mas não foram revelados detalhes sobre avanços em relação a um possível cessar-fogo. Em publicação nas redes sociais, Trump disse ter conversado por telefone com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e com outros líderes europeus.

“O melhor caminho para encerrar a guerra horrível entre Rússia e Ucrânia é ir diretamente a um Acordo de Paz, que de fato ponha fim ao conflito, e não a um mero Acordo de Cessar-Fogo, que muitas vezes não se sustenta”, escreveu Trump.

A posição do presidente americano foi considerada uma mudança de rumo significativa, vista como mais alinhada a Moscou. Analistas ressaltam que a negociação de um tratado de paz pode favorecer a Rússia, que teria mais tempo para consolidar ganhos territoriais, enquanto a Ucrânia e seus aliados demonstram cautela.

Enquanto isso, Zelenskyy deve visitar Washington na segunda-feira (18) para um encontro direto com Trump. A atenção está voltada para a possibilidade de avanço em uma reunião trilateral envolvendo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.

Líderes de seis países europeus — França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Finlândia e Polônia — além da União Europeia, declararam estar prontos para apoiar as negociações. Em comunicado conjunto, ressaltaram a necessidade de incluir Zelenskyy nos próximos diálogos e reafirmaram que a decisão final sobre o território cabe exclusivamente à Ucrânia.

“O próximo passo agora deve ser a realização de novas conversas incluindo o presidente Zelenskyy”, afirmaram os líderes europeus.

Ainda no domingo (17), os presidentes da França, Alemanha e Reino Unido devem copresidir uma reunião da chamada “Coalition of the Willing”, grupo formado por países que apoiam a Ucrânia. O encontro antecede a visita de Zelenskyy a Washington e deve reforçar a pressão internacional por uma solução que interrompa a violência e leve a negociações concretas de paz.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img