Kagoshima, Japão, 22 de agosto de 2025, NHK – A tempestade tropical Lingling atingiu a região sudoeste do Japão na tarde de ontem, fazendo seu ponto de entrada em terra próximo à cidade de Hioki, na província de Kagoshima, pouco depois das 17h (horário local).
As autoridades meteorológicas alertam que o sul de Kyushu enfrenta chuvas intermitentes e que há possibilidade da formação de nuvens de chuva linear sobre a província, exceto na região de Amami, entre a noite desta quinta-feira (21) e a noite de sexta-feira (22). O risco de inundações e deslizamentos de terra aumentou significativamente.
“Massas de ar quente e úmido estão fluindo para Kyushu, deixando a atmosfera extremamente instável e favorecendo chuvas fortes e persistentes.”
Segundo as observações, 95 milímetros de chuva foram registrados em apenas uma hora, entre 16h e 17h, na cidade de Minamikyushu, também em Kagoshima. O deslocamento lento da tempestade aumenta o risco de chuvas prolongadas.
As projeções indicam que, até sexta-feira (22), a precipitação pode alcançar até 300 milímetros em diferentes pontos da província, com possibilidade de valores ainda maiores caso ocorram bandas de chuva mais intensas.
Autoridades reforçam o alerta para moradores da região, recomendando atenção máxima diante da ameaça de enchentes em áreas baixas, transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Algumas localidades de Kagoshima já sofrem com danos provocados por níveis recordes de chuva registrados no início deste mês.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am