Tokyo, Japão, 5 de agosto de 2025, NHK – O Japão está prestes a superar, pela primeira vez, a marca dos 1.000 ienes por hora em todo o território nacional como valor mínimo de remuneração. A decisão vem após a recomendação de um painel do Ministério do Trabalho, que aprovou um aumento recorde do salário mínimo.
Durante reunião realizada na segunda-feira (4), o painel reuniu representantes de sindicatos trabalhistas e do setor patronal. O consenso foi um reajuste médio de 63 ienes, elevando a média nacional para 1.118 ienes por hora — aproximadamente 7,60 dólares.
“O aumento salarial é a peça central da nossa estratégia de crescimento”, afirmou o primeiro-ministro Ishiba Shigeru, que prometeu empregar todos os recursos políticos para consolidar a tendência de alta nas remunerações.
Este é o quarto ano consecutivo em que o reajuste do salário mínimo bate recordes e, pela primeira vez, supera o patamar de 60 ienes de aumento anual. O plano de longo prazo do governo japonês é ainda mais ambicioso: elevar o salário mínimo nacional para 1.500 ienes por hora (cerca de 10 dólares) até o fim do ano fiscal de 2029 — um salto de mais de 445 ienes em relação ao patamar atual.
Os valores recomendados ainda serão submetidos a negociações com os painéis consultivos e os departamentos trabalhistas de cada prefeitura antes de serem oficialmente adotados.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am