Tokyo, Japão, 20 de agosto de 2025, Kyodo News – O Japão recebeu em julho mais de 3,4 milhões de visitantes estrangeiros, número 4,4% superior ao mesmo período do ano passado e o maior já registrado para o mês. No entanto, o ritmo de crescimento foi o mais baixo do ano, em grande parte devido à disseminação de um boato nas redes sociais de que um grande desastre natural atingiria o país durante o verão.
Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), turistas vindos da China registraram aumento expressivo de 25,5%, enquanto os de Taiwan subiram 5,7%. Em contrapartida, visitantes de Hong Kong caíram 36,9% e os da Coreia do Sul diminuíram 10,4%.
A JNTO afirmou que “não há qualquer base científica para o rumor” e destacou que continuará estudando medidas para mitigar o impacto de informações falsas na imagem do país.
Nos primeiros seis meses deste ano, o Japão ultrapassou 20 milhões de visitantes estrangeiros em ritmo recorde. Contudo, o episódio mostra como rumores sem fundamento podem afetar de forma direta a confiança de viajantes e o setor de turismo, mesmo diante de números positivos gerais.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am