Tokyo, Japão – 4 de agosto de 2025, NHK – Pesquisadores japoneses estão avançando no uso de etanol como ferramenta para o cultivo de vegetais resistentes ao calor extremo, uma necessidade crescente diante das altas temperaturas recordes que afetam o país neste verão.
O grupo, liderado por Seki Motoaki no Riken Center for Sustainable Resource Science, descobriu que plantas podem continuar crescendo em ambientes muito quentes quando recebem etanol diluído pelas raízes e também pulverizado nas folhas.
Em um experimento com tomates-cereja, o grupo aplicou etanol diluído a 0,1% e expôs as plantas a 50 °C por várias horas. O resultado surpreendeu: as folhas cresceram mais que as tratadas com água e o número de frutos **mais que triplicou**.
O tratamento também foi testado em outras espécies vegetais. Os cientistas observaram aumento de proteínas que protegem as células contra o calor e maior concentração de açúcar nas folhas e frutos.
“O etanol é um insumo acessível e de fácil aplicação. Basta diluir em água. Acreditamos que esses métodos possam ser utilizados globalmente para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas na agricultura”, afirmou o pesquisador Seki.
O verão excepcionalmente quente no Japão tem causado preocupação no setor agrícola. Segundo o Ministério da Agricultura, o calor persistente pode afetar severamente a colheita e a qualidade de culturas como repolho e tomate, que tendem a parar de crescer ou produzir sob estresse térmico.
A pesquisa do grupo de Seki oferece esperança de uma solução simples e eficaz para garantir a produtividade mesmo em condições climáticas extremas, tornando-se uma potencial aliada para a agricultura do futuro.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















