Seoul, Coreia do Sul, 12 de agosto de 2025, Kyodo News — O Ministro da Agricultura do Japão, Koizumi Shinjiro, solicitou ao Ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyun, que o país suspenda as restrições à importação de frutos do mar japoneses.
O encontro, ocorrido nesta segunda-feira (11) no Ministério das Relações Exteriores em Seoul, foi descrito como raro no contexto das relações bilaterais. As restrições sul-coreanas foram impostas após o acidente nuclear de 2011 na usina de Fukushima Daiichi, abrangendo produtos marinhos de oito províncias japonesas.
Koizumi argumentou que os alimentos japoneses são seguros, citando como exemplo o grande número de visitantes sul-coreanos que viajam ao Japão e consomem esses produtos. “Os alimentos japoneses reconquistaram a confiança do público”, afirmou.
O ministro expressou confiança de que o Japão poderá convencer a Coreia do Sul por meio de discussões baseadas em evidências científicas. Ele acrescentou que pretende considerar medidas concretas junto ao governo sul-coreano para viabilizar a revogação da restrição.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am