Tokyo, Japão, 18 de agosto de 2025, Kyodo News – Uma onda de calor intensa voltou a atingir grande parte do Japão, elevando as temperaturas a patamares extremos e colocando milhões de pessoas sob risco de insolação.
No domingo (17), cidades como Hatoyama, em Saitama, registraram 37,9°C; Toyota, em Aichi, 37,7°C; e Otsuki, em Yamanashi, 37,6°C. Para esta segunda-feira (18), a previsão aponta que Maebashi e Kumagaya podem alcançar 39°C, enquanto Nagoya, Gifu e Kofu devem chegar a 38°C. Em algumas áreas do interior das regiões de Kanto e Tokai, o calor pode ultrapassar os 40°C.
“Estamos diante de temperaturas extremamente perigosas. É fundamental que todos façam uso de ar-condicionado e mantenham hidratação constante, com água e sais minerais”, alertaram as autoridades meteorológicas.
O calor extremo é consequência de um sistema de alta pressão que se estende de Tohoku até Kyushu, favorecendo temperaturas elevadas em larga escala. Apesar do calor, chuvas fortes atingiram o norte do país no domingo (17), aumentando o risco de deslizamentos e inundações em áreas de risco.
Até o momento, 20 províncias, do Kanto-Koshin até Kyushu, já receberam alertas de insolação. A população é orientada a evitar atividades físicas ao ar livre durante o dia e a buscar locais climatizados sempre que possível.
“Prevenir é a palavra de ordem: evitem sair sem necessidade, usem roupas leves e priorizem ambientes ventilados”, reforçaram especialistas em saúde pública.
A previsão indica que a onda de calor deve persistir ao longo da semana, exigindo atenção redobrada da população e dos serviços de emergência.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















