Tokyo, Japão – 6 de agosto de 2025 – Kyodo News – O primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru anunciou nesta terça-feira (6) uma reviravolta na política agrícola do país ao declarar que o governo promoverá ativamente o aumento da produção de arroz, visando tanto o mercado interno quanto o internacional.
Durante uma reunião ministerial dedicada à questão do abastecimento estável do arroz — alimento básico da dieta japonesa — Ishiba revelou as conclusões de uma investigação conduzida pelo governo sobre a recente alta nos preços do cereal. De acordo com o premiê, o Ministério da Agricultura errou ao calcular a demanda, subestimando o consumo doméstico e o impacto do aumento do turismo internacional.
“Houve um erro de julgamento na estimativa de consumo de arroz, que resultou em liberação tardia e inadequada dos estoques públicos”, afirmou Ishiba.
Diante da escassez de oferta, o governo japonês pretende reverter o abandono de terras agrícolas, garantir a sucessão geracional no campo e acelerar a adoção de tecnologias inteligentes para aumentar a produtividade nas lavouras.
O plano inclui medidas como a consolidação da gestão agrícola, modernização de técnicas de cultivo e desenvolvimento de novos produtos que atendam aos gostos do consumidor atual. Além disso, o governo deseja reforçar a presença do arroz japonês nos mercados estrangeiros.
“Vamos promover a exportação do arroz japonês como parte essencial da nossa estratégia econômica. A produção precisa ser pensada de forma proativa”, destacou o primeiro-ministro.
O governo também se comprometeu a criar um novo mecanismo de proteção para os campos em terraços localizados em regiões montanhosas — símbolo cultural e ambiental do Japão rural.
Com as preocupações crescentes sobre os efeitos da seca e do calor extremo que vêm afetando as plantações em várias regiões, Ishiba instruiu os ministérios da Agricultura e do Território a atuarem conjuntamente para mitigar os danos.
A revisão mais ampla da política agrícola japonesa está programada para o ano fiscal de 2027. Até lá, o foco será restaurar a autossuficiência no campo e valorizar o arroz como produto estratégico para o Japão — não apenas como alimento, mas também como ativo econômico e cultural.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















