3.1 C
Kóka
sábado, 29 novembro, 2025 3:03: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cúpula entre Trump e Putin no Alasca termina sem acordo

Encontro de alto risco não resultou em cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia

spot_img

Anchorage, Alasca, Estados Unidos, 16 de agosto de 2025, Associated Press — O aguardado encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terminou sem acordo em relação a um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. A reunião ocorreu em uma base militar norte-americana, no Alasca, nesta sexta-feira (15), sendo a primeira conversa presencial entre os dois líderes desde a invasão russa em 2022.

“É uma tragédia que deixou uma ferida terrível. A Rússia tem interesse sincero em acabar com o conflito”, declarou Putin.

Trump classificou o encontro como “extremamente produtivo”, mas admitiu que não houve avanços concretos rumo a um cessar-fogo. Segundo ele, algumas possibilidades foram discutidas, incluindo até mesmo trocas territoriais entre Rússia e Ucrânia, mas sem definição clara.

Após a reunião, Trump afirmou em entrevista que Estados Unidos, Rússia e Ucrânia poderiam organizar um encontro trilateral em breve, embora tenha ressaltado que a decisão final dependerá do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

“Não é surpresa que nenhum progresso tenha sido feito”, disse um morador da Ucrânia.

Zelenskyy, por sua vez, anunciou que viajará a Washington na segunda-feira (18) para se reunir com Trump, destacando que vê com bons olhos a possibilidade de uma negociação a três. Já assessores do Kremlin negaram que uma reunião trilateral tenha sido discutida oficialmente.

Especialistas em política externa apontam que o encontro foi conduzido em grande parte sob o ritmo imposto por Putin e que Zelenskyy enfrentará enormes desafios para conquistar apoio suficiente dos EUA e, assim, tentar destravar o impasse nas negociações de paz.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img