Kumamoto, Kumamoto, Japão, 13 de agosto de 2025, Kyodo News — Três pessoas morreram e outras seguem desaparecidas após intensas chuvas atingirem a região de Kyushu, no sul do Japão, provocando deslizamentos de terra e transbordamento de rios. Autoridades alertam que as condições perigosas podem persistir até o final desta terça-feira (12), especialmente nas áreas voltadas para o Mar do Japão.
As chuvas, que começaram na sexta-feira (8), formaram sucessivas faixas de nuvens carregadas sobre as províncias de Kagoshima, Fukuoka, Kumamoto e outras localidades, resultando em índices de precipitação recorde.
Em Aira, Kagoshima, um deslizamento destruiu uma casa, causando a morte de uma mulher na faixa dos 30 anos na segunda-feira (11).
Nesta terça-feira (12), autoridades de Kosa, em Kumamoto, confirmaram a morte de um homem na faixa dos 50 anos soterrado por um deslizamento. Em Yatsushiro, também em Kumamoto, uma mulher de cerca de 70 anos foi encontrada sem sinais vitais dentro de um carro submerso em um canal de irrigação.
As equipes de resgate buscam ainda duas pessoas desaparecidas em Kumamoto e um casal, ambos na faixa dos 60 anos, levado pela correnteza de um rio em Fukutsu, Fukuoka.
Ao menos três casas foram destruídas e mais de 700 residências sofreram inundações nas províncias afetadas.
Meteorologistas alertam para riscos adicionais de deslizamentos, inundações em áreas baixas, rios transbordando, raios, rajadas violentas de vento, tornados e granizo nas regiões oeste e norte do Japão.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am