Kirishima, Kagoshima, Japão, 9 de agosto de 2025 — Kyodo News – As autoridades de Kirishima, no sudoeste da província de Kagoshima, iniciaram neste sábado (9) a avaliação dos estragos provocados pelas chuvas recordes que atingiram a cidade na sexta-feira (8), causando inundações em diversas residências.
Em bairros como Hayatocho, onde foram registradas inúmeras ocorrências, equipes trabalham em duplas para medir a altura das marcas de água nas paredes, registrar imagens e conversar com moradores.
“Quando olhei para fora, a água estava na altura do meu peito”, relatou um morador de cerca de 70 anos, cuja casa foi tomada pela enchente acima do nível do piso. Ele contou que precisou faltar ao trabalho na sexta-feira (8) para descartar móveis que ficaram submersos.
A prefeitura pretende inspecionar centenas de imóveis e, após a secagem de paredes e pisos, realizar a desinfecção das áreas afetadas.
“Estamos conduzindo uma verificação minuciosa para que as residências atingidas sejam rapidamente restauradas”, afirmou um representante municipal.
As inspeções seguirão até domingo (10), com prioridade para os locais onde houve maior volume de denúncias e danos estruturais visíveis.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am