Honolulu, Havaí, EUA – 14 de agosto de 2025, Associated Press – Uma exposição sobre os bombardeios atômicos ocorridos há 80 anos nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foi inaugurada no Memorial do Navio de Guerra USS Missouri, em Pearl Harbor, no estado norte-americano do Havaí.
O evento busca refletir sobre o impacto da guerra nuclear e reforçar a importância da paz. A mostra foi organizada pelas duas cidades atingidas e por entidades parceiras.
Na cerimônia de abertura, a sobrevivente de Hiroshima, Kasaoka Sadae, de 92 anos, compartilhou seu relato. Ela tinha 12 anos quando, em 6 de agosto de 1945, a explosão devastou sua cidade. Estava em casa, a cerca de 3,5 quilômetros do hipocentro. Seus pais morreram no ataque.
O depoimento emocionou a plateia, com alguns presentes às lágrimas ao ouvir sobre o sofrimento do pai de Kasaoka, que faleceu após ferimentos irreconhecíveis. Participantes também fizeram orações pelas vítimas e pela paz mundial.
Em exibição, estão cerca de 30 peças, incluindo uma réplica de marmita carbonizada e painéis informativos que mostram os efeitos do calor e da radiação.
Um jovem de 17 anos afirmou ter se lembrado de que “a paz é o mais importante”. Já uma menina de 11 anos, moradora do Havaí, disse que “foi triste saber que bombas atômicas foram lançadas” e que gostaria que isso nunca tivesse acontecido.
A exposição permanece aberta até o fim de fevereiro. O USS Missouri, que participou de combates contra forças japonesas na Segunda Guerra Mundial, é o navio onde foi assinada a rendição formal do Japão. Após ser desativado, tornou-se um museu flutuante.
- Joanesburgo recebe primeira cúpula do G20 na África - 22 de novembro de 2025 5:40 am
- Banda mexicana KM1 lança speed metal inspirado em poesia japonesa - 22 de novembro de 2025 2:14 am
- Em meio à alta de preços no Japão, Organização e o planejamentopodem recuperar o equilíbrio financeiro - 22 de novembro de 2025 1:38 am
















