Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 3 de julho de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou o grupo Hamas a aceitar os termos de uma proposta de cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza, mas o avanço das negociações permanece incerto, diante das exigências do grupo palestino por um fim completo às hostilidades.
Em uma publicação nas redes sociais na terça-feira (2), Trump afirmou que Israel já teria aceitado as condições da trégua. No entanto, ele não revelou os detalhes do acordo sugerido pelos Estados Unidos.
O Hamas, por sua vez, divulgou um comunicado na quarta-feira (3) afirmando que está em contato com mediadores internacionais na tentativa de “reduzir as divergências” e alcançar um consenso. Ainda assim, a organização reiterou que só aceitará um acordo que contemple três pontos principais: a interrupção total da ofensiva israelense, a retirada das tropas de Gaza e a garantia de assistência humanitária urgente à população.
Fontes ligadas ao governo norte-americano indicaram que o plano em discussão prevê a libertação de reféns em duas etapas, como parte das medidas humanitárias de confiança.
Apesar das negociações em curso, os combates seguem intensos. Israel manteve os ataques aéreos e terrestres no território palestino. Autoridades de saúde locais informaram que ao menos 142 pessoas morreram nas últimas 24 horas, aumentando a tensão e a urgência por uma solução diplomática.
Enquanto a proposta de trégua permanece em debate, cresce a pressão internacional por um cessar-fogo duradouro que permita o socorro às vítimas civis e a reconstrução da região devastada.
- Corte da Tailândia destitui premiê Paetongtarn - 30 de agosto de 2025 12:14 am
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am