Tokyo, Japão, 2 de julho de 2025, NHK – O Japão registrou um número recorde de casos semanais de tosse convulsa, com 3.211 notificações entre os dias 16 e 22 de junho, segundo dados das autoridades de saúde. Trata-se do maior número total desde o início da atual metodologia de acompanhamento em 2018.
A tosse convulsa, provocada por uma bactéria altamente contagiosa, é especialmente perigosa para bebês com até seis meses, podendo levar à morte. Quatro óbitos de crianças com menos de quatro meses foram confirmados até o fim de junho.
As regiões com os maiores números foram Tokyo (234 casos), Saitama (204), Hyogo (147), Niigata (136) e Chiba (130). O total acumulado no ano chegou a 35.810 casos.
Além da alta de infecções, médicos relatam cepas resistentes a antibióticos, o que acende um alerta ainda maior entre pediatras.
As autoridades de saúde pedem atenção dos pais para os sintomas – principalmente acessos intensos de tosse –, e reforçam a importância do esquema de imunização infantil como principal barreira contra a disseminação da bactéria.
- Cerejeiras começam a florescer em três cidades de Hokkaido - 19 de abril de 2026 6:29 pm
- Fake news ligam morte de menino em Quioto a estrangeiro - 19 de abril de 2026 5:22 pm
- Estrada Fuji Subaru Line reabre para temporada de turismo - 19 de abril de 2026 1:21 pm























