Tokyo, Japão, 3 de junho de 2025, Agência Kyodo – O primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru saudou a aquisição da empresa americana US Steel pela Nippon Steel, classificando o acordo como um exemplo para fortalecer a relação econômica entre Japão e Estados Unidos.
A conclusão da compra foi comunicada a Ishiba pelo presidente e CEO da Nippon Steel, Hashimoto Eiji, durante reunião realizada no escritório do primeiro-ministro na quarta-feira (2).
A Nippon Steel tornou a empresa americana uma subsidiária integral no mês passado, em um negócio avaliado em 14,1 bilhões de dólares. O acordo ocorreu após negociações prolongadas para obter a aprovação da administração do presidente Donald Trump.
Hashimoto agradeceu o apoio do governo japonês e ressaltou seu compromisso em elevar a qualidade dos produtos da US Steel.
O primeiro-ministro Ishiba também comentou que as negociações comerciais entre os dois países estão cada vez mais focadas em investimentos do que em tarifas, colocando a Nippon Steel como um caso simbólico dessa nova fase.
Hashimoto acrescentou que vai se empenhar para convencer os fabricantes americanos de que a parceria com empresas japonesas contribuirá para a meta de revitalizar a manufatura nos EUA, conforme preconizado pelo governo Trump.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am