23.7 C
Kóka
quinta-feira, 24 julho, 2025 10:00: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Presidente do Nobel presta tributo às vítimas em Nagasaki

Joergen Frydnes visita memorial e exalta legado dos hibakusha na luta pela paz

Nagasaki, Província de Nagasaki, Japão – 24 de julho de 2025, NHK. – O presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Joergen Frydnes, realizou uma visita comovente à cidade de Nagasaki, onde homenageou as vítimas da bomba atômica lançada no final da Segunda Guerra Mundial.

A visita ocorre após a premiação do Nihon Hidankyo — Confederação Japonesa das Organizações de Vítimas de Bombas A e H — com o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. A entidade representa os hibakusha, sobreviventes das explosões nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Frydnes chegou à cidade na noite de terça-feira (22), vindo de Hiroshima. No dia seguinte (23), ele visitou o Museu da Bomba Atômica de Nagasaki, onde observou painéis dedicados à trajetória do Nihon Hidankyo e uma faixa com mensagens escritas por sobreviventes da explosão.

A mesma faixa havia sido levada a Oslo para a cerimônia de entrega do Nobel.

No Hall Nacional da Paz para as Vítimas da Bomba Atômica em Nagasaki, Frydnes deixou um registro emocionado no livro de visitas:

“Em Nagasaki, cidade marcada por uma perda inimaginável, honramos os que morreram, os que lembram e os que transformaram seu sofrimento em um chamado duradouro pela paz.”

Visivelmente emocionado, Frydnes declarou à imprensa que ficou profundamente tocado pelos relatos dos hibakusha, e disse não encontrar palavras para expressar sua comoção.

Ele também enfatizou a importância de preservar essa memória em um contexto global de crescentes tensões nucleares:

“Num tempo de incertezas crescentes, em que armas nucleares voltam a ameaçar o mundo, é essencial transmitir esperança às futuras gerações e assumir essa responsabilidade coletiva.”

A visita de Frydnes reforça o impacto global da luta dos sobreviventes japoneses por um mundo livre de armas nucleares e renova o compromisso internacional com a paz e a memória histórica.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img