Tokyo, Japão, 2 de julho de 2025, NHK – Um menino de apenas 10 anos, residente em Tokyo, vem se destacando ao assumir um papel inusitado: o de mensageiro da memória dos hibakusha — como são conhecidos os sobreviventes das bombas atômicas no Japão.
Hosoi Soshi, aluno do quinto ano do ensino fundamental, é atualmente o mais jovem a ser aprovado em um processo seletivo para narrar as histórias desses sobreviventes. Voluntário de uma associação não governamental dedicada à promoção da paz, Soshi mergulhou nos relatos da senhora Mitamura Shizuko, de 83 anos, sobrevivente da bomba que atingiu Nagasaki.
Durante visita a Nagasaki na segunda-feira (30), ele assistiu à apresentação de Mitamura, que narrou sua trajetória em um kamishibai — teatro ilustrado japonês — sobre o bombardeio e suas consequências.
Acompanhado de sua irmã mais velha, Sanae, de 14 anos, que registrou a apresentação para produzir ilustrações que acompanharão a narrativa do irmão, o jovem se mostrou empenhado em perpetuar uma mensagem de paz.
Com o número de hibakusha diminuindo a cada ano, iniciativas como a de Hosoi se tornam essenciais para preservar as memórias de uma geração marcada por um dos episódios mais sombrios da história.
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am
- Cinco montanhas de Kyoto iluminam o céu no festival Gozan - 18 de agosto de 2025 1:22 am