Teerã, Província de Teerã, Irã – 21 de julho de 2025, Tasnim News Agency – Fontes ligadas ao governo iraniano confirmaram que o Irã e três nações europeias — Reino Unido, França e Alemanha — chegaram a um acordo preliminar para retomar as negociações sobre o programa nuclear de Teerã. O anúncio foi feito no domingo (20), por meio da agência local Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária.
Embora o local e a data exata das conversas ainda estejam sendo debatidos, o avanço representa um passo significativo em meio às crescentes tensões envolvendo o programa atômico iraniano e a pressão internacional por sua limitação.
As tratativas visam evitar que os três países europeus acionem o chamado “mecanismo de retorno automático” — um dispositivo do acordo nuclear de 2015 que restabeleceria sanções do Conselho de Segurança da ONU suspensas desde então.
Essa movimentação europeia ocorre após os ataques a instalações nucleares iranianas realizados no mês passado, atribuídos a Israel e aos Estados Unidos, o que levou ao congelamento dos diálogos entre Teerã e Washington.
Diante da ameaça de sanções internacionais, o Irã demonstra disposição para conversar com os europeus, embora continue inflexível quanto à manutenção de seu programa nuclear. Segundo analistas locais, a República Islâmica busca ganhar tempo e apoio diplomático para evitar mais isolamento internacional, ao mesmo tempo em que reforça sua soberania tecnológica.
A comunidade internacional acompanha com atenção os desdobramentos das negociações, que podem influenciar diretamente a estabilidade geopolítica no Oriente Médio e os rumos da política externa do Ocidente com relação ao Irã.
- ‘Conselho Nacional’ do Japão realiza primeira reunião - 27 de fevereiro de 2026 4:28 am
- Número de mortos sobe para 48 após temporais em Minas Gerais - 27 de fevereiro de 2026 12:31 am
- Bangkok testa táxis aquáticos elétricos em seus canais - 27 de fevereiro de 2026 12:20 am


















