36 C
Kóka
domingo, 17 agosto, 2025 2:04: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Hiroshima intensifica busca por famílias de vítimas da bomba atômica

No ano do 80º aniversário do ataque, cidade amplia esforços para devolver restos mortais de 812 vítimas

Hiroshima, província de Hiroshima, Japão, 1º de julho de 2025, Kyodo News – A cidade de Hiroshima iniciou mais uma edição de seu esforço anual para localizar familiares de vítimas da bomba atômica lançada em 1945, cujos restos mortais foram identificados, mas ainda não reclamados. Este ano marca os 80 anos desde o ataque nuclear que devastou a cidade.

Entre as aproximadamente 70 mil vítimas sepultadas no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, 812 tiveram seus nomes, idades e endereços identificados à época da explosão, mas permanecem sem vínculo com suas famílias.

A lista com essas informações foi cuidadosamente colocada em envelopes e será enviada a 2.183 destinos em todo o Japão, incluindo prefeituras, associações de sobreviventes da bomba e locais com grande circulação, como balsas nos portos de Miyajima e Kure, na província de Hiroshima.

O objetivo é ampliar a visibilidade da campanha e sensibilizar cidadãos que possam reconhecer os nomes divulgados.

“Esperamos que, neste 80º ano, essa lista chegue ao maior número possível de pessoas, para que consigamos reunir o maior número possível de famílias enlutadas aos seus entes queridos”, declarou um representante da cidade.

Apesar da dificuldade crescente em encontrar parentes vivos, a iniciativa ainda rende frutos. Em junho, os restos mortais de uma das vítimas foram finalmente entregues aos seus familiares após décadas de espera, graças à divulgação da lista.

Com o passar do tempo e a diminuição do número de sobreviventes, as autoridades de Hiroshima renovam anualmente o compromisso de preservar a memória das vítimas e oferecer dignidade e paz às suas histórias, na esperança de que mais famílias possam ter um desfecho após tantos anos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img