Tokyo, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – As negociações comerciais entre Japão e Estados Unidos enfrentam novos obstáculos devido ao cenário político interno japonês. Segundo o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, o Japão passa por “restrições domésticas” para concluir um acordo, por conta das eleições para a Câmara Alta, marcadas para o dia 20 de julho.
Durante entrevista concedida no dia (3), Bessent afirmou que o Japão está “em uma posição difícil no momento” e destacou que o processo eleitoral impõe “muitas limitações internas em relação à concretização de um acordo”.
As negociações giram em torno de medidas tarifárias impostas pela administração de Donald Trump, que defende uma política comercial “recíproca” para países que possuem déficit comercial elevado com os Estados Unidos — o que inclui o Japão.
Trump, que critica a balança comercial entre os dois países, vem sugerindo tarifas que podem atingir até 35% sobre produtos japoneses, aumentando a tensão no diálogo bilateral.
Bessent foi questionado sobre a possível prorrogação do prazo para suspender essas tarifas, previsto para terminar na quarta-feira (2). Em sua resposta, ressaltou que “será o presidente quem decidirá se os japoneses estão negociando de boa fé”.
As incertezas geradas pelo clima eleitoral e a retórica protecionista norte-americana ampliam as preocupações sobre o futuro das relações comerciais entre as duas maiores economias do Pacífico.
- Malásia envia observadores para trégua entre Camboja e Tailândia - 31 de julho de 2025 4:07 am
- Polícia de Tokyo reabre apelo por crime de 30 anos não resolvido - 31 de julho de 2025 3:55 am
- Alexandre de Moraes é sancionado oficialmente pelos EUA - 31 de julho de 2025 3:47 am