24 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 8:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Congresso dos EUA aprova pacote fiscal de Trump

Projeto com cortes de impostos e isenções para trabalhadores é aprovado por margem apertada

Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos, 3 de julho de 2025, Associated Press – O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (3) o ambicioso projeto de política interna do presidente Donald Trump, apelidado por ele próprio de “One Big Beautiful Bill”. A proposta, aprovada anteriormente pelo Senado, passou na Câmara dos Representantes por uma diferença apertada de votos e agora segue para a sanção presidencial.

Com 218 votos a favor e 214 contra, a maioria dos republicanos votou a favor do projeto, com apenas duas exceções. Os democratas, por sua vez, se mantiveram unidos em sua oposição.

“Acho que, ao analisar ponto por ponto, foi fácil levá-los ao ‘sim’. Maior corte de impostos da história”, afirmou Trump a jornalistas após a votação.

A legislação inclui pontos centrais da agenda do atual presidente, como a prorrogação dos cortes de impostos estabelecidos em seu primeiro mandato e a isenção temporária de tributos sobre gorjetas e horas extras, medida que afeta diretamente trabalhadores de baixa e média renda.

O vice-presidente JD Vance reconheceu em uma postagem na plataforma X que chegou a duvidar da aprovação dentro do prazo estabelecido por Trump, antes do feriado de 4 de Julho.

Apesar da comemoração republicana, o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) alertou que o pacote poderá aumentar a dívida pública em mais de 3 trilhões de dólares ao longo da próxima década. A oposição democrata criticou duramente a proposta, acusando-a de enfraquecer programas sociais essenciais.

“É cruel”, escreveu o ex-presidente Joe Biden em sua conta na rede social X, referindo-se à medida como um “presente tributário gigantesco para bilionários”.

Trump deve assinar a nova lei nesta sexta-feira (4), consolidando mais um marco de sua política econômica às vésperas das comemorações do Dia da Independência.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img