Sweida, sul da Síria, 16 de julho de 2025, Syrian Arab News Agency – Confrontos armados entre grupos rivais deixaram ao menos 30 mortos e quase 100 feridos na província de Sweida, no sul da Síria. As autoridades do governo interino sírio confirmaram a escalada da violência e informaram que tropas foram enviadas à região para tentar conter os combates.
Segundo relatos locais, o embate envolve integrantes da comunidade drusa e tribos beduínas, duas forças tradicionais com históricos de tensão na região. Há divergência sobre o número de mortos, com algumas organizações locais de monitoramento apontando para mais de 100 vítimas fatais.
“A situação exige resposta urgente. Enviamos reforços para evitar novos confrontos e proteger civis”, declarou uma autoridade do governo interino.
Diante da intensificação da violência, Israel confirmou ter conduzido ataques aéreos contra tanques que se deslocavam em direção a Sweida. As forças armadas israelenses disseram ter agido como forma de “alerta claro ao regime sírio”, afirmando que não permitirão que a comunidade drusa — com forte presença também em Israel — seja alvo de agressões.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, reafirmou a posição de seu país:
“Estamos prontos para intervir sempre que vidas drusas estiverem em risco. Essa operação foi um aviso claro.”
Desde a queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro do ano passado, a Síria tem enfrentado um período de instabilidade crescente. Nos meses de abril e maio, outras regiões com forte presença drusa já haviam sido palco de violentos confrontos, inclusive nos arredores da capital Damasco.
A situação humanitária em Sweida preocupa a comunidade internacional, e a possibilidade de novos conflitos amplia a tensão em um país que ainda tenta se reorganizar politicamente após anos de guerra civil.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am