Shizuoka, Província de Shizuoka, Japão, 11 de julho de 2025, NHK – As trilhas do lado da província de Shizuoka do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, estão oficialmente abertas para a temporada de escalada deste ano, com novas medidas restritivas para garantir a segurança dos visitantes e preservar o meio ambiente.
As trilhas Fujinomiya, Gotemba e Subashiri foram liberadas na manhã desta sexta-feira (11), após a reabertura da trilha em Yamanashi na semana anterior. Por volta das 9h, cerca de 20 alpinistas aguardavam a retirada da barricada na altura da sexta estação da trilha Fujinomiya para iniciar a subida até o cume.
As autoridades locais têm enfrentado problemas recorrentes, como escaladores realizando subidas noturnas intensas — conhecidas como “bullet climbs” — e casos de pessoas perdidas na montanha.
Para enfrentar esses desafios, as prefeituras de Shizuoka e Yamanashi implementaram ordenações que limitam o acesso às trilhas durante a noite e impõem tarifas obrigatórias para os visitantes.
Uma cabana foi montada na quinta estação da trilha Fujinomiya para orientar os alpinistas. No local, os visitantes devem realizar o pagamento e receber uma pulseira de identificação, que será conferida por seguranças antes da continuidade da escalada.
A medida busca reduzir o risco de acidentes e a superlotação, promovendo um turismo mais consciente e sustentável.
O Monte Fuji, com seus 3.776 metros de altitude, é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013 e recebe milhares de visitantes durante os meses de verão. A expectativa das autoridades é que as novas regras tragam mais equilíbrio entre o turismo e a preservação ambiental.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am