22 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 9:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Atentado no Paquistão mata 13 soldados e agrava tensão com a Índia

Explosão suicida em comboio militar reacende acusações entre Paquistão e Índia sobre envolvimento em ações terroristas

Islamabad, província de Khyber Pakhtunkhwa, Paquistão, 1º de julho de 2025, Associated Press – O Exército do Paquistão informou que 13 soldados morreram após um atentado suicida com carro-bomba ocorrido no distrito de Waziristão do Norte, próximo à fronteira com o Afeganistão. O ataque aconteceu no último sábado (29) e feriu ainda três civis.

Um porta-voz militar detalhou que o agressor dirigia um carro carregado de explosivos e o lançou contra um comboio das forças de segurança que patrulhava a região montanhosa.

No dia seguinte ao atentado, o ministro do Interior do Paquistão visitou os militares feridos em um hospital. Apesar da autoria ter sido reivindicada por uma facção local do Talibã paquistanês, o governo paquistanês acusa a Índia de estar por trás do ataque, alegando que foi conduzido por um grupo intermediário treinado por Nova Délhi.

As Forças Armadas do Paquistão afirmaram ainda que 14 combatentes ligados ao grupo responsável foram mortos em confrontos posteriores na região.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Índia negou com veemência qualquer envolvimento e declarou que rejeita a acusação “com o desprezo que ela merece”.

As relações entre Paquistão e Índia seguem estremecidas desde os conflitos armados registrados em maio, apesar de um cessar-fogo tecnicamente vigente entre os países.

A região do Waziristão do Norte é conhecida por abrigar militantes islâmicos que frequentemente desafiam a autoridade do governo paquistanês, tornando-se palco recorrente de confrontos violentos.

O atentado reacende o temor de uma nova escalada entre os dois vizinhos nucleares, num momento em que esforços diplomáticos vêm fracassando em restabelecer canais duradouros de diálogo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img