Paraty, Rio de Janeiro, Brasil – 17 de junho de 2025 – O selo Zênitha Música comemora com entusiasmo suas oito indicações ao 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM), que será realizado em Brasília entre os dias 26 e 29 de junho. Criado em 2021 por Cacala Carvalho, Felipe Radicetti, Marianna Leporace e Rômulo Gomes, o selo já é uma referência nacional na cena independente brasileira por sua proposta inovadora, coletiva e artesanal.
As indicações destacam não só o selo como entidade, mas também seus integrantes e colaboradores em diversas categorias, reforçando sua presença no cenário artístico atual.
Entre as categorias indicadas estão:
- Zênitha Música – selo
- Marianna Leporace – cantora – Região Sudeste
- Leo de Freitas – autor de música instrumental – Região Sudeste
- Felipe Radicetti – cinco categorias, incluindo autor de música e letra, arranjador, produtor musical, trilha de teatro e programa cultural
A Zênitha Música é fruto da experiência de mais de duas décadas da Zênitha Produções na gestão cultural. Com raízes firmes no mercado de shows, gravações e editais, o selo propõe novas formas de pensar e agir no universo da produção musical.
A proposta da Zênitha vai além do lançamento de álbuns. Trata-se de um verdadeiro movimento de resistência cultural.
Ao lado dela, Cacala Carvalho reforça:
O selo defende um caminho orgânico para a produção musical, apostando no afeto, nas conexões reais e no trabalho coletivo. Os artistas do selo — como Alcides Sodré, Canequinha, Celia Vaz, Ju Cassou, Marcello Ribeiro, Rogério Essin (in memoriam) e outros — são tratados como parte de um coletivo, o “Coletivo Zênitha Música”.
Iniciativas que conectam e transformam
Com canais ativos no YouTube e redes sociais, a Zênitha tem uma série de programas e projetos que discutem música, política, justiça social e arte:
- ZêniPapo – Programa mensal com entrevistas e debates sobre os rumos da música independente.
- Intrépidos Independentes – Série que resgata a história da produção fonográfica alternativa no Brasil entre 1973 e 1986.
- Canal Música de Propósito – Plataforma voltada à conscientização artística com pilares em arte, política e justiça social.
Programas como Música é Direito, MulherizArte e Arte Política trazem debates profundos e necessários sobre direitos autorais, questões de gênero e os reflexos políticos na arte brasileira.
FeiraMIP: música independente em Paraty
Um dos grandes projetos da Zênitha Música é a FeiraMIP – Feira de Música Independente de Paraty, que teve seu pré-lançamento em dezembro de 2024. O evento visa reunir artistas, empreendedores e produtores em torno de oficinas, debates e negócios, fortalecendo ainda mais o campo da música autoral.
Parcerias que fortalecem a rede
A filosofia do selo inclui também parcerias com profissionais como Clóvis Corrêa (assessoria de imprensa), Sonekka (websites) e Luiza Gueiros (design). A Zênitha também se uniu ao IDI – Instituto por Direitos e Igualdade, ao movimento Uma Terra Só e à distribuidora digital brasileira Quae Música, consolidando sua atuação em rede.
Além disso, recebeu a chancela do projeto VerifiedHuman, que valoriza a produção artística humana em meio à ascensão da inteligência artificial no setor criativo.
Zênitha é som, é afeto, é resistência
Conheça mais da Zênitha Música:
- Site oficial: zenithamusica.com.br
- Canal no YouTube: @zenithamusica
- Instagram: @zenithamusica
- Spotify: Zênitha Música no Spotify
A Zênitha Música não apenas lança artistas, mas planta sementes de transformação na música brasileira. Seu destaque no Prêmio Profissionais da Música é mais do que merecido: é resultado de uma trajetória feita de escolhas conscientes, coragem criativa e resistência cultural.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am