29 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 11:20: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia

Monte Lewotobi entrou em erupção mas não afetará costas japonesas, diz agência meteorológica

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 17 de junho de 2025 – Kyodo News – A Agência Meteorológica do Japão confirmou que não há risco de tsunami para as costas japonesas após a grande erupção vulcânica ocorrida na Indonésia.

O alerta foi emitido às 4h da manhã, horário local, e descartou qualquer alteração significativa no nível das marés em pontos de observação dentro ou fora do território japonês.

A erupção ocorreu por volta das 18h45 do dia (17), horário do Japão — 17h45 no horário local da Indonésia. O Monte Lewotobi, situado na Ilha de Flores, expeliu uma coluna de cinzas que atingiu cerca de 16.000 metros de altura, de acordo com informações oficiais.

“Apesar da intensidade da erupção, não foram registrados sinais de perturbações marítimas que possam representar ameaça ao Japão”, afirmou a agência meteorológica japonesa.

Embora uma erupção vulcânica de grande porte possa desencadear um tsunami por alterações na pressão atmosférica, esse cenário foi prontamente descartado neste caso específico.

O Monte Lewotobi, com cerca de 1.700 metros de altitude, é composto por dois vulcões e está localizado na parte leste da Ilha de Flores. Um dos vulcões, o Lewotobi Laki-laki, já havia entrado em erupção em diversas ocasiões recentes — em novembro do ano passado, em março e novamente em maio, com emissões de cinzas e gases.

“As atividades vulcânicas continuam em alta intensidade e as autoridades locais da Indonésia mantêm o alerta máximo para a região”, informou um representante do centro de monitoramento vulcânico indonésio.

Com o alerta mantido em nível máximo pelas autoridades indonésias, moradores da região foram orientados a manter cautela redobrada. Até o momento, não há registros de vítimas ou danos significativos em decorrência da nova erupção.

As autoridades japonesas seguem monitorando a situação, mas reafirmam que, por ora, não há motivo para preocupação em relação ao litoral do Japão.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img