Hanói, Vietnã — 21 de junho de 2025 — VNA (Vietnam News Agency) – O Vietnã foi oficialmente admitido como o décimo país parceiro do grupo BRICS de economias emergentes, fortalecendo a presença do Sudeste Asiático no bloco. Como país parceiro, o Vietnã não terá poder decisório, mas poderá participar das Cúpulas de Líderes do BRICS e de atividades conjuntas.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (19), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores vietnamita, Pham Thu Hang, destacou a disposição do país em colaborar com os programas do grupo:
A diplomata também afirmou que o país está disposto a atuar junto aos demais membros em áreas como comércio e investimentos. A entrada do Vietnã no BRICS como parceiro simboliza a crescente relevância do país na geopolítica global e o fortalecimento dos laços com grandes potências emergentes, especialmente a China.
O BRICS, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, passou a contar com 11 membros após sua expansão, incluindo países do Oriente Médio como Irã e Egito. Agora, a adesão vietnamita como parceiro sinaliza o interesse crescente de outras nações asiáticas em integrar o grupo.
Entretanto, o fortalecimento do BRICS continua sendo motivo de tensão com os Estados Unidos. O presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas de até 100% a países do grupo que abandonarem o uso do dólar americano em transações internacionais, como parte das estratégias de desdolarização que o bloco vem ensaiando.
Mesmo diante de pressões externas, a entrada do Vietnã amplia o alcance estratégico do BRICS e indica um novo capítulo nas articulações de poder entre economias emergentes em busca de alternativas ao sistema financeiro global tradicional.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am