22 C
Kóka
quinta-feira, 12 junho, 2025 7:51: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vice-premiê da China vai a Londres para diálogo com EUA

He Lifeng participa de negociações sobre tarifas e exportações em meio a tensões comerciais

Londres, Inglaterra – 9 de junho de 2025 – Xinhua News Agency – O governo chinês confirmou que o vice-primeiro-ministro He Lifeng está em Londres para participar das negociações comerciais com representantes dos Estados Unidos. A visita se estende até o dia 13 de junho e busca retomar o diálogo bilateral após novos atritos relacionados a exportações e tarifas.

As negociações ocorrem após uma conversa telefônica entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump no dia 6. Ambos os líderes decidiram que suas equipes técnicas retomariam os debates com base no acordo alcançado no mês anterior, que previa a redução mútua de tarifas adicionais sobre produtos.

“Estamos dispostos a fortalecer o diálogo e a cooperação com os países relevantes, a fim de promover um comércio mais fluido”, afirmou o Ministério do Comércio da China em comunicado.

A delegação americana será liderada pelo secretário do Tesouro Scott Bessent, o secretário de Comércio Howard Lutnick e o representante comercial Jamieson Greer.

As discussões devem abordar as recentes restrições impostas pela China sobre a exportação de metais raros e outros produtos estratégicos. Segundo os Estados Unidos, essas medidas violariam os compromissos assumidos no acordo prévio.

A China alega que as restrições são baseadas em critérios técnicos e que aprovou pedidos de exportação que atendem aos padrões exigidos.

“A decisão de permitir ou não a exportação está ligada à conformidade técnica. Não há intenção de retaliar”, destacou a nota oficial chinesa.

O encontro em Londres será um teste para medir até onde Pequim está disposta a flexibilizar suas medidas de controle de exportação e como os EUA responderão a possíveis concessões. Especialistas acompanham o desenrolar das reuniões atentos à possibilidade de avanços em temas delicados como o déficit comercial americano com a China.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img