Shizuoka, Província de Shizuoka, Japão – 9 de junho de 2025 – NHK – As Forças Terrestres de Autodefesa do Japão (Ground Self-Defense Force – GSDF) realizaram seu tradicional exercício anual com fogo real ao pé do Monte Fuji, no centro do país. Esta foi a 67ª edição da operação, que ocorreu na área de treinamento de Higashi-Fuji, localizada na província de Shizuoka.
As manobras foram baseadas em um cenário de defesa contra a invasão de uma ilha remota. Militares responderam com bombardeios de precisão e tiros de trincheiras, demonstrando capacidades de contra-ataque rápido e mobilidade tática.
A Brigada de Implantação Rápida Anfíbia participou da operação, sendo transportada por aeronaves Osprey. Essa unidade é especializada na retomada de ilhas em caso de ocupação inimiga. Os Ospreys começarão a ser distribuídos de forma escalonada no Aeroporto de Saga, na região sudoeste do país, a partir do próximo mês.
No local, também foi exibido um novo sistema de lançamento de mísseis antinavio de última geração. Segundo os militares japoneses, esse armamento será utilizado em possíveis ataques de retaliação contra bases inimigas, marcando um avanço tecnológico nas capacidades defensivas do país.
As autoridades calculam que serão utilizados aproximadamente 76,6 toneladas de munição durante o exercício, com custo estimado em 870 milhões de ienes, o equivalente a cerca de 6 milhões de dólares. As manobras devem ser concluídas ainda na noite de hoje.
- Japão inaugura centro de células-tronco iPS de baixo custo - 22 de junho de 2025 12:15 am
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am