Tanegashima, Kagoshima, Japão, 29/06/2025 — NHK – O Japão realizou com êxito o lançamento do 50º e último foguete H2A, encerrando uma era de duas décadas de operações espaciais com seu principal modelo de foguete. A missão, considerada histórica, colocou em órbita um satélite de observação de gases do efeito estufa.
O H2A decolou às 1h33 da manhã (horário do Japão) do Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima, no sudoeste do país. Após a separação dos propulsores e do primeiro estágio do foguete, cerca de 16 minutos depois do lançamento, o satélite GOSAT-GW — apelidado de IBUKI GW — foi posicionado em sua órbita programada.
O IBUKI GW tem a capacidade de monitorar níveis de gases do efeito estufa na atmosfera, além de coletar diversos tipos de dados ambientais.
Desde seu primeiro lançamento em 2001, o H2A acumulou uma taxa de sucesso de aproximadamente 98%, com apenas uma falha registrada em 2003, no sexto lançamento.
Sua aposentadoria ocorre por conta dos altos custos operacionais. A partir de agora, a função será assumida pelo mais moderno foguete H3, desenvolvido para oferecer lançamentos mais eficientes e econômicos.
O lançamento bem-sucedido do último H2A marca não apenas o fim de um capítulo tecnológico, mas também o início de uma nova etapa na exploração espacial do Japão.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am