Bruxelas, Bélgica, 29/06/2025 — ANSA – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu uma nova direção para o comércio global ao propor uma cooperação estratégica entre a União Europeia e países da Ásia. A ideia, segundo ela, pode servir de base para uma profunda reformulação da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Durante pronunciamento feito após a cúpula da União Europeia, Von der Leyen destacou o interesse mútuo entre os blocos em promover um comércio livre e baseado em regras.
Ela mencionou o Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), classificando o pacto como “muito atrativo e interessante”, especialmente em um momento em que os Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, adotam uma abordagem protecionista com tarifas abrangentes.
Von der Leyen sinalizou que a União Europeia pode estar disposta a liderar um novo sistema comercial global que não dependa dos Estados Unidos, algo que representa uma guinada significativa na política econômica do bloco.
Analistas acreditam que a proposta também serve como instrumento de pressão diplomática sobre a administração norte-americana, buscando reequilibrar a dinâmica do comércio multilateral.
A nova proposta surge em um contexto de crescente fragmentação no comércio global e pode abrir caminhos para uma reconfiguração institucional da OMC, ampliando o papel de atores asiáticos e fortalecendo alianças fora do eixo tradicional transatlântico.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am