Washington, D.C., Estados Unidos, 29 de junho de 2025 — Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu de forma contundente à declaração feita pelo líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, que afirmou que o país teria saído “vitorioso” sobre Israel e os EUA após o recente cessar-fogo.
A afirmação foi transmitida pela televisão estatal iraniana na quinta-feira (27), sendo a primeira aparição pública de Khamenei desde o anúncio da trégua. Em resposta, Trump usou as redes sociais na sexta-feira (28) para rebater a fala e a classificou como “uma mentira”.
Segundo o presidente, havia negociações em andamento para reconsiderar as sanções econômicas impostas a Teerã, mas a possibilidade foi descartada imediatamente após o discurso de Khamenei, que classificou como um “ato de raiva, ódio e nojo”.
Trump também fez um apelo para que o Irã reavalie sua posição diplomática e volte a participar da ordem internacional estabelecida. Caso contrário, advertiu, a situação poderá se deteriorar ainda mais.
A fala de Trump reacende as tensões no cenário geopolítico e lança incertezas sobre a estabilidade do frágil cessar-fogo na região do Oriente Médio. Analistas apontam que a retórica mais dura por parte dos EUA pode influenciar a retomada de sanções e esfriar qualquer tentativa de diálogo futuro entre os dois países.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am