Bangcoc, Província de Bangcoc, Tailândia – 18 de junho de 2025 – Thai News Agency – O governo tailandês está intensificando as iniciativas para reconquistar os turistas chineses, após uma queda significativa no número de visitantes provenientes da China durante o mês de maio.
Dados do Ministério do Turismo da Tailândia apontam uma redução de 44% no número de turistas chineses em comparação com o mesmo período do ano anterior. De janeiro a maio, a queda acumulada foi de 32%, uma desaceleração muito mais acentuada do que a dos visitantes internacionais em geral, que foi inferior a 3%.
A brusca retração tem causado preocupação em diversos setores da economia tailandesa, especialmente no comércio, hotelaria, gastronomia e transporte, todos fortemente dependentes do fluxo de turistas estrangeiros, principalmente chineses.
As autoridades atribuem o declínio a fatores como preocupações com a segurança e percepções negativas associadas a eventos recentes que ganharam ampla repercussão, como o envolvimento da Tailândia em casos de tráfico humano com destino a centros de golpes em Mianmar e um terremoto ocorrido em março, que causou o desabamento de um edifício em Bangcoc.
Como parte da estratégia, o país tem promovido campanhas com influenciadores digitais chineses, convidando-os para participar de roteiros turísticos-modelo com o objetivo de transmitir uma nova percepção do país ao público chinês.
Além disso, estão em andamento negociações para ampliar o número de voos diretos entre cidades chinesas e destinos tailandeses, facilitando o acesso e melhorando a conectividade entre os dois países.
O turismo chinês é historicamente um dos pilares da economia tailandesa, e a recuperação desse fluxo é vista como essencial para estabilizar e impulsionar o crescimento econômico local no segundo semestre de 2025.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am