29 C
Kóka
domingo, 20 julho, 2025 12:56: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão orienta cidadãos a deixarem o Irã imediatamente

Governo japonês eleva alerta de viagem ao nível máximo devido à escalada de tensão na região

Tóquio, Província de Tóquio, Japão – 18 de junho de 2025 – NHK – O governo japonês elevou nesta terça-feira (18) o nível de alerta de viagem para todas as regiões do Irã ao grau 4, o mais alto em sua escala de segurança internacional, e recomendou a evacuação imediata de seus cidadãos no país.

Até então, o Ministério das Relações Exteriores do Japão mantinha um alerta de nível 3 — que desaconselha todas as viagens — para a maior parte do território iraniano, incluindo a capital Teerã. A elevação para o nível 4 expande agora o aviso para todo o país, em meio à crescente instabilidade regional causada pelos recentes ataques de Israel.

As autoridades estimam que cerca de 300 japoneses estejam atualmente em território iraniano. A orientação oficial é que todos deixem o país o quanto antes ou, na impossibilidade de saída imediata, adotem medidas rigorosas de segurança pessoal.

“Estamos fazendo os preparativos necessários para evacuar nossos cidadãos tanto do Irã quanto de Israel,” declarou o ministro japonês das Relações Exteriores, Iwaya Takeshi, durante coletiva de imprensa.

Segundo o ministro, Tóquio estuda a possibilidade de cooperação com países terceiros para viabilizar os processos de retirada, e as decisões sobre a operação dependerão da evolução da situação nas regiões afetadas.

A medida sinaliza a preocupação crescente do governo japonês com a segurança de seus nacionais em meio ao agravamento das tensões no Oriente Médio, especialmente diante do risco de um conflito mais amplo que possa comprometer a integridade de cidadãos estrangeiros na área.

O Ministério das Relações Exteriores continuará monitorando os desdobramentos e atualizando as orientações de segurança aos japoneses que se encontram fora do país.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img