Pyongyang, Província de Pyongyang, Coreia do Norte – 18 de junho de 2025 – TASS – O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, iniciou uma nova rodada de conversas com o ditador norte-coreano Kim Jong Un, durante visita oficial a Pyongyang. A viagem faz parte de uma missão especial enviada pelo presidente russo Vladimir Putin.
Esta é a segunda visita de Shoigu à capital norte-coreana neste mês. O encontro anterior ocorreu em 4 de junho, quando ambos discutiram temas de interesse comum, como cooperação bilateral em diversas áreas, além das situações na Ucrânia e na Península Coreana.
Desta vez, os dois líderes devem aprofundar o diálogo sobre colaboração militar, especialmente no contexto do conflito em andamento na Ucrânia. O encontro antecede o primeiro aniversário da assinatura do tratado de parceria estratégica abrangente entre os dois países, que será celebrado na quinta-feira (20).
Também se especula que a reunião inclua conversas sobre uma possível visita de Kim à Rússia. O convite foi feito pelo próprio Putin durante o encontro entre os dois em junho do ano passado, também em Pyongyang.
A intensificação do relacionamento entre Moscou e Pyongyang acontece em meio ao isolamento internacional enfrentado por ambos os governos. A aliança tem ganhado contornos estratégicos mais claros, especialmente na área militar, o que preocupa observadores internacionais sobre possíveis desdobramentos geopolíticos na região.
Mais informações sobre os acordos firmados e os próximos passos da parceria entre Rússia e Coreia do Norte devem ser divulgadas nos próximos dias.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am