Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 3 de maio de 2025, NHK World Japan – A polícia de Tóquio lançou uma campanha para combater o assédio em trens e estações, pedindo a colaboração do público para enfrentar o problema que costuma aumentar no verão. O período da campanha, de 1º a 15 de junho, antecipa o início da temporada tradicionalmente marcada por mais ocorrências de abusos no transporte público. O lançamento ocorreu em um evento próximo à movimentada estação de Shibuya, onde agentes distribuíram panfletos e explicaram como usar o aplicativo Digi Police, desenvolvido pela polícia metropolitana.
No ano passado, foram registrados 725 casos de assédio sexual em Tóquio, sendo mais de 70% deles dentro de trens ou estações. As vítimas, muitas vezes, enfrentam dificuldade para pedir ajuda devido ao medo ou constrangimento. O aplicativo permite exibir mensagens pedindo socorro e emitir um alerta sonoro para deter o agressor.
A campanha também estimula passageiros e pedestres a ficarem atentos e oferecerem apoio caso presenciem situações suspeitas. A expectativa é que a mobilização da sociedade e o uso da tecnologia ajudem a reduzir os casos de assédio, tornando o transporte público mais seguro para todos.
- Carro avança sobre multidão em Los Angeles e deixa pelo menos 30 feridos - 20 de julho de 2025 11:44 am
- Barco turístico naufraga no Vietnã e deixa ao menos 34 mortos - 20 de julho de 2025 11:40 am
- Japão vota em eleição decisiva para a Câmara Alta - 20 de julho de 2025 11:35 am