Tóquio, província de Tóquio, Japão — 17 de junho de 2025 — Agência Meteorológica do Japão – Uma intensa onda de calor atingiu amplas áreas do Japão, desde Kyushu até Hokuriku, elevando os termômetros a níveis típicos do auge do verão. As autoridades meteorológicas recomendam atenção redobrada para os riscos de insolação e mudanças bruscas no tempo ao longo do dia.
O aquecimento generalizado foi causado pela chegada de massas de ar quente sob influência de um sistema de alta pressão, que empurrou as temperaturas para níveis recordes em diversas regiões.
Ao todo, 22 localidades ultrapassaram os 35 °C. Entre os registros mais extremos estão:
- Saijo (Ehime): 36,5 °C
- Tokushima: 36,2 °C — maior temperatura para o mês de junho desde 1891
- Kumano (Mie): 36,1 °C
- Nobeoka (Miyazaki): 36 °C
Outras grandes cidades também registraram calor intenso, como Osaka (33,6 °C), Nagoya (33,5 °C) e o centro de Tóquio (31,6 °C).
A previsão indica que a onda de calor continuará nesta terça-feira (17), com destaque para as regiões de Chugoku a Kanto-Koshin. Estão previstos:
- 36 °C em Kumagaya e Maebashi (norte de Tóquio)
- 35 °C em Nagoya
- 34 °C no centro de Tóquio
- 33 °C em Osaka e Fukuoka
Além do calor, o avanço de uma frente fria poderá gerar instabilidades na atmosfera. Espera-se ocorrência de chuva intensa localizada acompanhada de trovoadas em áreas do oeste japonês pela manhã, estendendo-se à tarde e noite nas regiões orientais.
Com a persistência das condições extremas, o governo orienta a adoção de medidas de precaução, principalmente entre idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am