26 C
Kóka
sábado, 21 junho, 2025 11:58: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão registra calor intenso e alerta de chuvas em Kyushu

Temperaturas passam de 30°C em diversas regiões e frente de chuva ameaça o sudoeste do país

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 6 de junho de 2025. NHK News – Um sistema de alta pressão está trazendo tempo ensolarado e calor intenso para grande parte do Japão, com temperaturas ultrapassando os 30°C neste sábado (6). Ao mesmo tempo, a previsão indica fortes chuvas nos próximos dias na região sudoeste, especialmente em Kyushu.

As temperaturas máximas durante o dia chegaram a 32,9°C na cidade de Date, na província de Fukushima, e 32,6°C em Ueda, na província de Nagano. Em Tóquio, os termômetros se aproximaram dos 30°C.

“A previsão é de que os termômetros continuem acima dos 30°C no domingo (7), com máximas de 32°C na região de Yaeyama, em Okinawa, e 31°C em Fukushima”, informou a agência meteorológica.

Um alerta de insolação está ativo para a região de Yaeyama, e a população é orientada a tomar medidas preventivas, como o uso de ar-condicionado, hidratação constante e reposição de sais minerais.

Enquanto isso, uma frente de chuvas sazonais ao sul de Kyushu deve avançar em direção ao norte a partir de domingo (7), mantendo-se sobre a região até cerca de terça-feira (9), e provocando instabilidade atmosférica, com risco de trovoadas.

A previsão é de até 120 milímetros de chuva em 24 horas no sul de Kyushu até a noite de domingo (7). Já entre domingo (7) e segunda-feira (8), o acumulado pode chegar a 150 milímetros nas regiões norte e sul de Kyushu.

“O sistema de chuvas pode permanecer estacionário sobre o oeste e leste do Japão a partir de quarta-feira (11), elevando o risco de desastres naturais”, alertaram os meteorologistas.

As autoridades pedem atenção redobrada da população para possíveis deslizamentos de terra, inundações e rios transbordando, especialmente nas áreas de encosta e margens de rios.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img