Tóquio, Província de Tóquio, Japão — 19 de junho de 2025 — NHK – O governo japonês anunciou nesta quinta-feira (19) que adotará medidas adicionais para conter os aumentos no preço dos combustíveis, em resposta aos efeitos econômicos da escalada do conflito entre Israel e Irã.
Segundo o anúncio oficial, o Estado subsidiará diretamente os distribuidores de petróleo para manter o valor da gasolina comum em torno de 175 ienes por litro — cerca de 1,20 dólar —, mesmo diante da possível disparada nos preços internacionais do petróleo bruto.
O governo informou que utilizará um fundo já existente para financiar a ação, que se soma ao programa atual de subsídio fixo aos distribuidores, iniciado no mês passado. Esse subsídio vinha sendo gradualmente elevado e está atualmente em 10 ienes por litro.
As autoridades explicaram que a iniciativa tem como objetivo proteger os consumidores e mitigar os impactos da inflação energética, especialmente durante o verão, quando o consumo de energia tende a aumentar.
Com os preços globais do petróleo instáveis devido à tensão crescente no Oriente Médio, o Japão reforça sua postura preventiva para garantir o abastecimento e evitar choques econômicos em sua população e setor produtivo.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am