Nagasaki, Província de Nagasaki, Japão, 4 de junho de 2025, Kyodo News – Familiares das vítimas da tragédia vulcânica que matou 43 pessoas na província de Nagasaki, no sudoeste do Japão, visitaram o local do desastre para marcar os 34 anos da tragédia, ocorrida em 3 de junho de 1991. O evento foi realizado na terça-feira (3), data em que uma corrente de gases e material vulcânico desceu rapidamente do pico Fugen, no Monte Unzen, surpreendendo repórteres, vulcanologistas e motoristas de táxi que acompanhavam o monitoramento da atividade do vulcão.
Às 16h08, horário exato em que o fluxo piroclástico atingiu a área, familiares, repórteres e demais presentes observaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Ao longo do dia, mais pessoas chegaram ao local para oferecer orações em direção ao vulcão.
Komura Tetsuya, que perdeu o irmão mais novo, Koji, vídeo-repórter da Nippon TV, na tragédia, afirmou que a presença de profissionais da imprensa no local o fez relembrar o irmão, causando forte emoção. “Acredito que meu irmão continuou filmando até o último momento”, disse Komura.
A cerimônia reforça a importância de manter viva a memória das vítimas e das lições aprendidas com o desastre, que continua a influenciar práticas de segurança em áreas vulcânicas no Japão. O evento anual é acompanhado por autoridades locais, sobreviventes e jornalistas, unidos em respeito e solidariedade.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am