Camberra, Território da Capital Australiana, Austrália, 3 de maio de 2025, Australian Associated Press – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, pediu à Austrália que aumente seus gastos militares para 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) o mais rápido possível, durante encontro com o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, realizado na sexta-feira (2) em Singapura. O pedido foi feito nos bastidores do fórum de segurança asiático Shangri-La Dialogue, mas a resposta do governo australiano foi cautelosa.
O primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou na segunda-feira (3) que seu governo não fixará um valor para os gastos com defesa sem esclarecer de onde virão os recursos e para quais fins serão utilizados. “Precisamos de coisas que realmente nos defendam, e é isso que vamos fornecer”, declarou Albanese.
A Austrália mantém os investimentos em defesa em torno de 2% do PIB nos últimos anos. No ano passado, o governo anunciou um plano para elevar esse percentual para 2,4% na próxima década. Ainda assim, a proposta fica abaixo da demanda dos Estados Unidos, que buscam fortalecer a parceria estratégica entre os dois países diante de crescentes desafios de segurança na região.
O encontro entre Hegseth e Marles ocorre em um momento de intensificação das tensões geopolíticas na Ásia-Pacífico, com os Estados Unidos buscando consolidar alianças regionais. Apesar do pedido, a Austrália mantém postura prudente, priorizando a eficiência e a transparência no uso dos recursos públicos voltados para a segurança nacional.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am