Kanchanaburi, Província de Kanchanaburi, Tailândia, 2 de junho de 2025, Thai News Agency – Uma cerimônia em memória das vítimas da chamada “Ferrovia da Morte” foi realizada no domingo (1º) em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, para lembrar as milhares de pessoas que morreram durante a construção da ferrovia entre Tailândia e Mianmar na Segunda Guerra Mundial. O evento, realizado em um templo onde estão enterrados muitos dos trabalhadores provenientes de países asiáticos, reuniu cerca de 20 pessoas, incluindo familiares das vítimas.
A ferrovia, famosa pelo filme “A Ponte do Rio Kwai”, vencedor do Oscar, foi construída a partir de 1942 pelo então Exército Imperial Japonês como rota de abastecimento para a frente de batalha na Birmânia. Mais de 200 mil pessoas, incluindo prisioneiros de guerra britânicos e de outras nacionalidades aliadas, foram forçadas a trabalhar em condições brutais. Estima-se que dezenas de milhares perderam a vida devido ao trabalho exaustivo, doenças e maus-tratos.
A cerimônia, realizada pela segunda vez no templo, tem como objetivo preservar a memória dos que deram à ferrovia o nome de “Ferrovia da Morte”. Familiares e participantes esperam que as futuras gerações continuem a lembrar e a rezar por aqueles que perderam a vida na construção da via férrea, símbolo de sofrimento e resistência durante um dos períodos mais sombrios da história moderna.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am