Kyiv, Província de Kyiv, Ucrânia – 18 de junho de 2025 – Ukrinform. – Autoridades ucranianas confirmaram que ao menos 14 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após uma série de ataques aéreos russos contra a capital, Kyiv. A ofensiva ocorreu entre a noite de segunda-feira (16) e a madrugada desta terça-feira (17), e incluiu o uso massivo de drones e mísseis.
Segundo as autoridades militares da Ucrânia, foram utilizados 440 drones e 32 mísseis balísticos e de cruzeiro para atingir alvos em áreas civis. Entre os locais atingidos, estão edifícios residenciais e instituições educacionais. Um prédio de nove andares foi completamente destruído após ser atingido diretamente por um míssil balístico, segundo os bombeiros e socorristas locais, que seguem nas operações de resgate.
O presidente ucraniano também criticou a postura de grandes potências globais, afirmando que é “inaceitável fechar os olhos” diante das ações russas. Ele convocou os Estados Unidos, a Europa e outras nações influentes a adotarem medidas mais duras contra o governo de Vladimir Putin.
As autoridades locais continuam os trabalhos de resgate entre os escombros e alertam para o risco de novos ataques. Kyiv tem sido alvo frequente de bombardeios ao longo do conflito, mas a intensidade desta última ofensiva surpreendeu pela escala e brutalidade.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am