Kagoshima, Japão – 10 de junho de 2025 – Kyodo News – Autoridades meteorológicas do Japão estão em alerta máximo devido às fortes chuvas que atingem a província de Kagoshima, no sudoeste do país, advertindo sobre o perigo iminente de deslizamentos de terra e inundações.
A Agência Meteorológica afirma que os riscos de desastres com potencial fatal estão aumentando rapidamente e faz um apelo para que os moradores garantam sua segurança.
Segundo a agência, nuvens carregadas se formaram sobre Kagoshima na segunda-feira (9), alimentadas por uma corrente de ar quente e úmido que se move em direção a uma frente de chuva sazonal que cobre uma vasta área. O alerta foi intensificado após uma chuva violenta de 65 milímetros ser registrada na parte sul da província durante o período de uma hora até as 19h de segunda-feira (9).
Previsão para os Próximos Dias
A expectativa é que a frente de chuva se desloque para o norte, permanecendo sobre o oeste e leste do Japão até quarta-feira (11). Isso deve provocar um grande volume de chuvas não só em Kagoshima, mas também em outras partes da ilha de Kyushu.
Para as próximas 24 horas, até a noite desta terça-feira (10), a previsão é de:
- Até 200 mm de chuva no norte de Kyushu;
- Até 180 mm no sul de Kyushu e na região de Kinki;
- Até 100 mm na região de Chugoku.
As autoridades também pedem que a população fique atenta a raios e rajadas de vento violentas que podem acompanhar o mau tempo.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am