Pequim, China, 5 de maio de 2025, Xinhua News Agency – O presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial à Rússia a partir desta quarta-feira (7) para participar das cerimônias de comemoração do 80º aniversário da vitória da antiga União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A visita se estenderá por quatro dias e reforça os laços estratégicos entre Pequim e Moscou.
“China e Rússia se opõem de forma inequívoca ao unilateralismo e à intimidação, promovendo juntas um mundo multipolar, igualitário e uma globalização econômica inclusiva”, afirmou o porta-voz da chancelaria chinesa em nota oficial.
A visita de Xi Jinping também deverá incluir uma rodada de conversas estratégicas com Putin, nas quais espera-se que ambos discutam a situação da Ucrânia. O governo dos EUA tem atuado como mediador em iniciativas diplomáticas de paz na região.
Este será o primeiro encontro formal entre Xi e Putin desde a cúpula do BRICS, realizada na Rússia em outubro do ano passado. Observadores internacionais veem a visita como mais um passo no estreitamento das relações sino-russas, especialmente diante do cenário geopolítico atual, marcado por disputas de influência e reposicionamentos estratégicos no âmbito internacional.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















