Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 29 de maio de 2025, Kyodo News – Universidades japonesas estão se mobilizando para acolher estudantes estrangeiros vindos dos Estados Unidos, após recentes restrições impostas pela administração do presidente americano Donald Trump à matrícula de alunos internacionais em instituições como Harvard.
O Ministério da Educação do Japão enviou comunicados oficiais a universidades de todo o país, recomendando que considerem medidas de apoio, incluindo a aceitação de estudantes japoneses e estrangeiros matriculados em universidades americanas afetadas pelas novas regras.
A Universidade de Kyoto já iniciou discussões internas para receber esses estudantes e está se preparando para acolher jovens pesquisadores que também podem ser impactados pelas mudanças.
A Universidade de Osaka decidiu aceitar estudantes e pesquisadores estrangeiros vindos de universidades americanas e está avaliando os procedimentos e o cronograma para essa integração.
A medida reflete a preocupação crescente com o impacto das políticas restritivas dos Estados Unidos sobre a mobilidade acadêmica global e reforça o papel do Japão como destino receptivo para estudantes internacionais. As universidades japonesas veem a iniciativa como uma oportunidade para fortalecer a cooperação internacional e diversificar ainda mais seus campi, promovendo um ambiente acadêmico mais globalizado.
- Lojas de conveniência no Japão adotam IA contra escassez de mão de obra - 23 de julho de 2025 6:10 am
- Hugo Motta fecha Câmara e impede reuniões de apoio a Bolsonaro - 23 de julho de 2025 4:47 am
- Funcionário do governo dos EUA é impedido de sair da China - 23 de julho de 2025 4:18 am