Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 29 de maio de 2025, Kyodo News – Universidades japonesas estão se mobilizando para acolher estudantes estrangeiros vindos dos Estados Unidos, após recentes restrições impostas pela administração do presidente americano Donald Trump à matrícula de alunos internacionais em instituições como Harvard.
O Ministério da Educação do Japão enviou comunicados oficiais a universidades de todo o país, recomendando que considerem medidas de apoio, incluindo a aceitação de estudantes japoneses e estrangeiros matriculados em universidades americanas afetadas pelas novas regras.
A Universidade de Kyoto já iniciou discussões internas para receber esses estudantes e está se preparando para acolher jovens pesquisadores que também podem ser impactados pelas mudanças.
A Universidade de Osaka decidiu aceitar estudantes e pesquisadores estrangeiros vindos de universidades americanas e está avaliando os procedimentos e o cronograma para essa integração.
A medida reflete a preocupação crescente com o impacto das políticas restritivas dos Estados Unidos sobre a mobilidade acadêmica global e reforça o papel do Japão como destino receptivo para estudantes internacionais. As universidades japonesas veem a iniciativa como uma oportunidade para fortalecer a cooperação internacional e diversificar ainda mais seus campi, promovendo um ambiente acadêmico mais globalizado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















