28 C
Kóka
domingo, 20 julho, 2025 7:41: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

União Europeia amplia sanções contra Rússia após impasse

Medidas atingem frota de petroleiros e empresas ligadas ao setor militar russo

Bruxelas, Bélgica, 21 de maio de 2025, Euronews – A União Europeia anunciou a ampliação das sanções contra a Rússia, em resposta à falta de avanços nas discussões de cessar-fogo entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, realizadas na segunda-feira (19). A decisão foi tomada após reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, realizada em Bruxelas na terça-feira (20).

Entre as novas medidas, estão sanções contra mais 189 navios da chamada “frota sombra” russa, utilizada para transportar petróleo burlando restrições internacionais. O pacote também endurece o controle de exportações para 31 entidades que apoiam o setor militar russo, inclusive empresas em países terceiros, como Turquia e Vietnã.

A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, justificou as ações: “A Rússia claramente quer guerra, enquanto a Ucrânia busca a paz. Para fazer a Rússia desejar a paz, precisamos aumentar a pressão sobre Moscou.”

O Kremlin, por meio do porta-voz Dmitry Peskov, reconheceu a complexidade das negociações por um memorando de paz com a Ucrânia, afirmando que “não há prazo e não pode haver um”, pois “o diabo está nos detalhes”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou a Rússia de tentar ganhar tempo para prolongar a guerra e a ocupação, e ressaltou a importância de reforçar as sanções internacionais.

As novas medidas da União Europeia buscam aumentar a pressão econômica e diplomática sobre Moscou, na tentativa de acelerar o fim do conflito e forçar avanços nas negociações de paz.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img